sábado, 31 de julho de 2010

Meus Amigos Escritores

O Dia do Amigo (20/07) já passou. Assim como as mães, os pais, namorados, crianças; o amigo também tem o seu dia. Li muitas mensagens sobre o dia e sobre a importância do amigo em nossa vida.
Por que eu resolvi escrever somente hoje? Bem, talvez porque como meu marido diz, eu gosto de ir na contramão ou talvez por acreditar que não há um dia específico para dizer aos amigos a importância deles em nossa vida.
O que faz com que uma pessoa seja especial em nossa vida? Enxergar a todos como humanos, por princípio deve ser um ato comum, portanto uma razão. Porém conseguir identificar dentro de cada pessoa as suas diferenças e tratá-las com o devido respeito, ainda é raro. Uma pessoa especial é aquela que, mesmo com os seus defeitos, consegue acrescentar algum tipo de riqueza na vida dos outros. Por isso, os amigos são especiais e são igualmente fontes inesgotáveis de riqueza.
O Dia do Escritor (25/07) também passou. E alguns textos e escritores memoráveis foram homenageados. Muito bom poder resgatar a cultura, o valor à leitura e honrar a todos aqueles que nos estimulam nessa busca incansável de conhecimento. A cultura é um patrimônio da humanidade que deve ser preservado.  Alimentarmo-nos das palavras (as boas palavras) com certeza é um banquete à disposição de muitos, independente de sua condição social. Hoje, sem dúvida alguma, a informação está mais acessível e democrática.
Portanto, indo de carona nestas duas ocasiões, resolvi (de minha humilde forma) prestar uma homenagem aos amigos e aos escritores. Criei um pacote! Inventei o meu calendário! A primeira semana de agosto, decreto como a Semana dos Meus Amigos Escritores! É uma forma de mostrar a todos um pouco das riquezas de meus amigos e, como mensagem, passar aos demais amigos que a amizade e cultura caminham lado a lado, de mãos dadas! Todos nós possuímos riquezas e carregamos culturas próprias. Experiência de vida é uma forma de cultura. Um acervo pessoal, onde deixamos por onde passamos um pouco de nossas visões, impressões e conhecimentos. Convidei alguns de meus admi7 amigosráveis e respeitáveis amigos/escritores para que escrevessem um pouco sobre a sua forma de enxergar a vida. Todos, sem exceção, aceitaram prontamente ao meu convite e desde já os agradeço pelo carinho e amizade! Para mim é uma grande honra poder compartilhar com todos, os textos maravilhosos desses grandes escritores: Eninha Campos, Marcos Airosa, Herval Filho, Márcia Pinho, Calebe Ribeiro, Sissy Mascarenhas e Valéria Braz.
Maquiavel escreveu que “quando somos bons amigos, temos amigos bons” e posso dizer a todos que tenho bons amigos! Amigos que me inspiram, que me acrescentam, que me doam um pouco de si. Tenho amigos ricos de humanidade. Tenho amigos humanos de verdade! Amigos que escrevem sobre os seus sentimentos e os compartilham com paixão, num verdadeiro ato solidário ao próximo. São escritores de suas e nossas histórias, que deixam em cada linha escrita o valor incontestável de sua essência.
A todos vocês, amigos declarados ou anônimos, deixo a minha gratidão por permitirem que essa magia se torne algo maior e que possa ser doada ao mundo em forma de palavras. Palavras que expressam o tesouro que há em cada um de vocês.
Jackie Freitas
“Cada novo amigo que ganhamos no decorrer da vida aperfeiçoa-nos e enriquece-nos, não tanto pelo que nos dá, mas pelo que nos revela de nós mesmos.”
(Miguel Unamuno)

*Imagens retiradas do Google Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!

Plágio é Crime! Proibida a Cópia do Conteúdo desse Blog!!!