Pare de Ser “O Melhor” e Divirta-se! Por Eninha Campos
Pare de Ser “O Melhor” e Divirta-se!
Muitas vezes, eu ouço a frase "Seja o seu melhor!", "Viva a sua vida melhor!", "Seja o melhor em tudo!" Você pode comprar livros e ler imensos artigos
Francamente, eu acho que esses lemas criam uma geração de perfeccionistas que são altamente insatisfeitos com tudo o que têm na vida, porque eu não acredito que eles atinjam o seu "melhor ".
Qual é o problema de ser o melhor? Bem, eu não digo que eu sou “o melhor” que posso ser. Às vezes eu não procuro “o melhor”, às vezes não me sinto “a melhor”, às vezes eu não tomo as melhores decisões, às vezes eu não sou a melhor esposa e às vezes eu não sou a melhor amiga. Lutar para ser a melhor vai fazer-me falhar horrivelmente aos meus próprios olhos, porque não posso viver de acordo com as expectativas do "mundo melhor".
Todo dia você está sedento por novas conquistas e novas provas da sua superioridade. Quer ser o melhor em seu campo profissional, ganhar mais dinheiro, ser mais inteligente, ser o melhor pai, a melhor mãe, ser o melhor aluno, ser o melhor em um concurso, ter a melhor casa, o melhor carro, a melhor companheira (o) etc., etc,
Como se não bastasse, depois de ter conseguido tudo isso você começar a empurrar o seu próprio desejo de ser “o melhor” para as pessoas a sua volta. Você quer “o melhor” parceiro, os melhores filhos, melhores pais e melhores amigos etc, etc.
Em vez de ser o melhor, eu escolhi ser boa em tudo que faço e isso torna a minha vida muito mais equilibrada e satisfatória. O lema que tento seguir é ser "boa e boa o suficiente.". Acho que este lema pode ajudar a viver uma boa vida, aqui eu posso encontrar confortavelmente meu próprio "nirvana” (he,he)
É verdade! A “felicidade - nirvana" pode ser encontrada tanto por estabelecermos metas claras para conseguirmos aquilo que se que quer, ou, ao decidir aceitar o que se tem. Isso para mim é pacifico.
Como eu faço isso? Procuro ter os meus próprios padrões de vida, não preocupo-me em seguir uma visão da vida dos outros, evito definitivamente co
mpetições a minha volta, sou e estou grato por aquilo que tenho e o mais importante todas as vezes que chega-me a tentação de tentar ser “melhor” para alguém, procuro imediatamente combater.
A vida sem divertimento é miserável! Eu acho que a vida não é longa o suficiente para ser desperdiçada a procura da perfeição. É muito mais importante aproveitar a vida enquanto podemos. O mais importante é não ficar preso à idéia de ser “o melhor”. Quando se é bom o suficiente você pode conseguir muito mais... eu acho.
Já li por aí que para se ter a paz de espírito é preciso renunciar ao cargo de gerente-geral do universo. Eu assino em baixo e vou nessa .
Comentários
Postar um comentário
Deixe o seu comentário!