terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Amiga Blogueir@ da Semana–Eninha Campos


Depois da mudança e da casa (quase) arrumada…rsrs…é hora de retomar o trabalho. Minha amiga blogueira dessa semana já é, como dizem, “de casa”! Não é a primeira vez e nem será a última (prometo!) que publico um texto dela aqui. Minha querida menina baiana, Eninha Campos, tornou-se uma conselheira e o ponto de equilíbrio entre minha razão e minhas reflexões. Aliás, quem visitar o seu MA-RA-VI-LHO-SO blog O Que É Isso? compreenderá perfeitamente o que digo e verá (com os próprios olhos) todo o equilíbrio da minha amiga, através de suas publicações. Quando a convidei para participar aqui no Fênix, ela aceitou prontamente e me deu, mais uma vez, a grande honra de ter a sua, sempre sensata, reflexão sobre o comportamento humano. O texto está magnífico e convido você a refletir com essa grande amiga que se tornou uma grande mestre… Aliás, Eninha… O Que É Isso??? rsrs… Aprecie sem qualquer moderação! Com vocês, Eninha Campos em:

A Estupidez Camuflada de Esperteza


Se você não entende claramente o que consiste a estupidez humana, basta olhar ao seu redor. Há sempre as guerras, os conflitos territoriais entre os países, pessoas, massacres e fome. Mas não é necessário olhar tão longe para ver a estupidez humana. Preste atenção às notícias; leia livros e revistas, navegue na Internet,  especialmente ouça aqueles que o cercam e observe os motivos que os levam a brigarem  e se preocuparem e, por fim, olhar para si mesmo. Hum ? Então é ou não é estúpido?
Desculpe-me se não o encorajo nesse aspecto, confesso que cada vez mais, tenho pouca fé na humanidade! Gostaria que os fatos diários não confirmassem a minha teoria, mas infelizmente não é isso que vejo e sinto diariamente. A humanidade, bem como vem a desenvolver e com "brilhantismo", é uma espécie  estúpida.
O ser humano vive a criar problemas desnecessários para si e para os outros e ainda não está qualificado para viver e conviver em paz e avançar com generosidade e respeito diante das outras pessoas. Não é capaz de perceber que cada avanço ou o próprio erro implicam em um avanço ou danos aos outros.
Quantas vezes você já tentou resolver um problema de alguém e imediatamente - como reposta - foi atingido na “cara”? Algumas vezes, não é?  Não estou a encorajá-lo a ser desumano e insensível. Ok, todos nós temos problemas. É realmente raro encontrar  pessoas sem problemas.   Os problemas são o caminho normal da vida neste mundo. Há sempre uma novidade, uma  combinação de circunstâncias difíceis.
Na maioria das vezes muito pouco poderia ter sido feito para evitar os problemas que você tem. Mesmo se você tem grana, fama ou notoriedade, você ainda está sujeito aos estranhos e imprevisíveis socos e pontapés que a vida dá em todos nós. Eles aparecem e cruzam o seu caminho através de circunstâncias estranhas (o por quê  eu não sei !).
Agora minha cara, meu caro, infelizmente você também causa muitos de seus problemas. Você vai atrás deles através de 'más' escolhas, 'erros', 'momentos ruins' ou simplesmente... estupidez.
E aqui chego ao  ponto da minha questão: a estupidez humana camuflada da esperteza – que, simplificando nada mais é que uma conseqüência do egoísmo e arrogância da sua essência.
A estupidez é agir de forma irresponsável, e o que é pior, na maioria das vezes, a irresponsabilidade atinge e compromete pessoas à sua volta.
Quer um exemplo? Quando você usa, manipula e transforma pessoas  em marionetes; quando você usa de má fé com os sentimentos de outras pessoas por interesses pessoais; quando você tira as pessoas da sua paz, irresponsavelmente;  quando você age de forma oportunista e passa por cima de pessoas; quando você pode ter "perdido" o seu temperamento e diz coisas que não podem voltar atrás; quando subjuga os  sentimentos mais puros de alguém; quando você usa drogas ilícitas, molesta e/ou  fere alguém muitas vezes de forma irremediável, etc., etc. Enfim, a lista de tragédias que a estupidez pode provocar é infinita...
Entenda isso!  A ética é a chave para a humanidade. Toda a existência humana depende 100% de ética. Sabe por quê? Embora as pessoas possam estar dispostas a serem egoístas, e no seu egoísmo antiético, os seres humanos - que ainda  valem a pena nesse mundo - odeiam "imoralidade" mais do que tudo. A estupidez é imoral!
E você sabe exatamente o que acontece quando os seres humanos são “imorais” uns com os outros? As relações quebram-se. Resultado: Ressentimentos.
Assim, se você quer relacionamentos, seja no trabalho ou relações de qualquer espécie, então a resposta é a ética. E adivinhe qual a única fonte da ética?   A verdade.
O respeito é ético, a “imoralidade” é egoísmo puro.
Em todos os níveis da sociedade onde o egoísmo é perpetrado, em cada lugar onde o interesse próprio, a auto-proteção e a ganância levantam suas cabeças feias e horrendas, os relacionamentos são destruídos.
Hoje a vida é dura, pegou e pega pesado com muita gente. Não há tempo suficiente para aturarmos a irresponsabilidade dos outros. Responsabilidade não é algo apenas para os velhinhos sem senso de aventura. É algo que precisa ser considerado em toda a vida das pessoas. Na minha e na sua!
Agora, se você estiver disposto a suportar os prejuízos, se você deseja e  só pode causar mal a si mesmo - sendo irresponsável - então vá em frente.  Se isso significa sofrimento para alguém, pense duas vezes. 
Se você nadar no mar e nadar com a corrente, provavelmente você vai curtir o passeio com um mínimo de esforço. É só ir na “onda”... Se você quiser nadar contra a vida  e lutar com uma atitude cega e irresponsável, é duvidoso que você curta o passeio.  Você vai perder muita energia e possivelmente até mesmo afogar-se, caramba!
A vida é difícil o suficiente sem você fazer o pior para si mesmo. A escolha é sua!
Bem, a maioria das pessoas não é boa, isto é um fato.  A maioria das pessoas não é honesta. Quando “derruba-se um  líder”, haverá sempre alguém à espera, na torcida para tomar o seu lugar.
Quando você tomar uma atitude julgando-se uma pessoa espertinha, pense outra vez: espertinha ou estúpida? A estupidez é uma característica natural de nossa espécie, mas a falta de responsabilidade, certamente a torna mais óbvia!
Diante disto o que eu faço? Eu?! Bem eu, estou sensível a não ser insensível a esse assunto. O melhor que eu posso esperar é fazer o meu  próprio pequeno mundo honesto, sincero e confortável. Trabalhar por uma mente tranqüila, na  “boa” e fazer o quê posso para aqueles que eu permito passar e estarem na minha vida.
Quanto ao resto... se pensa que engana-me, vingo-me a fingir que acredito. E estamos combinados.
O mundo é bonito de se ver, sim, é verdade! Mas, tem dentes muuuuito afiados e inconseqüentes, eu estou ligada. Se ligue aí!
Acho que vocês vão me odiar, mas confesso que agora vou ali ler uma "Caras" porque depois dessa, todo mundo merece um bocadinho de futilidades... hehe. Vá você também!
Daqui,  Eninha Campos - Câmbio e desligo.
*Imagens retiradas do Google Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!

Plágio é Crime! Proibida a Cópia do Conteúdo desse Blog!!!