quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Rose Nakamura - Uma Fênix na Terra do Sol Nascente

Hoje vou escrever sobre uma Fênix que fez um longo vôo e cruzou o oceano para mostrar a todos como se renasce das cinzas: Rose Nakamura.
Brasileira, nascida em Sorocaba, cidade do interior de São Paulo, Rose Nakamura mora no Japão há sete anos. Formada em jornalismo, tem como uma de suas paixões a fotografia, tendo, inclusive, um livro publicado “Templos Japoneses” com belíssimas exposições de fotos. A natureza lhe desperta uma atenção especial. Herança deixada por seu pai, que a ensinou sobre plantas e flores.
Após uma forte crise econômica que abalou o país, Rose Nakamura, desempregada, começou a escrever o livro “Caminhada – As Duas Faces de Uma Vida no Japão” onde conta, através de seu olhar e experiência, a vida e as dificuldades enfrentadas no Japão.
Rose Operária
 A vida, sem dúvida, nos surpreende a todo o momento, oferecendo momentos de alegrias, mas, também, de dificuldades. E para essa brasileira, cuja história comprova a sua garra e superação constante, não foi diferente. Viver em um país com fortes diferenças sociais e culturais, incluindo a dificuldade do idioma, exige muito mais do que disciplina e força de vontade. No livro, Rose mostra claramente esse impacto e conta sobre a vida operária e os
detalhes testemunhados por ela. Como muitos brasileiros, deixou o Brasil com o objetivo de economizar dinheiro e, juntamente com o seu marido, poder proporcionar ao filho um futuro financeiro estável e de oportunidades. Porém, essa “caminhada” não foi conforme eles sonharam.
Durante a sua caminhada, Rose viveu no céu e inferno. Viveu e sentiu de perto o preconceito, sofreu com o desemprego, passou por dificuldades financeiras, assistiu o marido trabalhar até a exaustão para garantir-lhes a sobrevivência. Sem falar da força que encontrou para educar e orientar o seu filho, que também passou por dificuldades de saúde e adaptações.
Shinji e Rose
Nada foi fácil para essa brasileira e até hoje ela segue em sua caminhada, lutando e encontrando forças para cuidar de sua pequena, mas unida família. Recentemente Rose e seu marido foram surpreendidos com o surgimento de fortes dores em seu filho, Shinji, e até hoje os médicos não conseguem explicar-lhes a origem dessa enfermidade. Para um esportista campeão como o pequeno Shinji, ficar paralisado e movimentar-se através de cadeira de rodas e posteriormente muletas, foi uma grande tristeza. Tristeza compartilhada por Rose, mãe carinhosa e dedicada que fez de tudo que estava ao seu alcance para elevar a auto-estima do filho. Chorando por dentro, Rose seguiu sua caminhada, fazendo o que aprendeu com a vida: continuar lutando!
Uma das belas fotos
Mesmo assim, na outra face, ela mostra a beleza e o encanto do país, cuja natureza e cultura proporcionaram momentos de alegrias. Com sua máquina fotográfica sempre em mãos, ela registrou verdadeiros espetáculos! 
Apesar de agradecida por tudo o que viveu e aprendeu no Japão, Rose e sua família desejam voltar ao Brasil para recomeçarem uma nova vida, junto aos poucos familiares que aqui se encontram, mas acima de tudo poderem mostrar um novo mundo e uma nova vida ao pequeno Shinji. Por essa razão, iniciamos uma forte campanha de divulgação aqui no Brasil e esperamos poder contar com o apoio de Livrarias e Patrocinadores interessados nesta obra.
Dizem que o bom filho à casa torna e Rose tem mostrado em sua vida que é uma excelente filha, mãe, esposa e ser humano! Compete a nós, brasileiros, sempre calorosos e receptivos com os povos do mundo inteiro, receber Rose Nakamura e sua bela família, de braços abertos e provarmos que a solidariedade não é apenas mais um clichê utilizado em campanhas políticas ou sociais, mas a verdadeira essência de pessoas que ajudam umas as outras em prol do amor, paz e amizade.
Ser humano é provar-se melhor a cada dia... Em pequenos atos e em grandes atitudes, afinal é essa herança e exemplo que queremos deixar para os nossos filhos. Rose Nakamura caminhou muito pela vida e agora está na hora de descansar em seu verdadeiro lar. Para uma Fênix, o renascimento não apenas dá mais beleza como restaura e fortalece as asas para novos vôos. E Rose quer voar de volta para casa!
O livro “Caminhada – As Duas Faces de Uma Vida no Japão” foi editado pela Bookess e encontra-se disponível para venda.

Jackie Freitas

Ficha Técnica
Caminhada – As Duas Faces de Uma Vida no Japão 
Autora: Rosemeire Nakamura
Editora: Bookess
Edição: 1ª
Páginas: 102
Formato: A5 (padrão)
Papel: Offset
Encardenação: Brochura
Site para maiores informações: http://www.bookess.com/read/4940-caminhada-as-duas-faces-de-uma-vida-no-japao/


*Imagens cedidas por Rose Nakamura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!

Plágio é Crime! Proibida a Cópia do Conteúdo desse Blog!!!