domingo, 26 de setembro de 2010

A Sabedoria da Vida

Sabedoria é grátis, mas é também a coisa mais cara que existe porque, na maioria das vezes, nós a adquirimos por meio das nossas falhas, desapontamentos e até mesmo dores. É esta a razão pela qual tentamos partilhar nossa sabedoria, de modo a que outras pessoas não paguem por ela o preço que nós já pagamos.
 Sem falsa modéstia, este talvez seja um dos melhores textos que já li na vida. Foi escrito por Lord Jonathan Sacks - que vive em Londres, Inglaterra publicado sob o título "Letters to the Next Generation". Fiz algumas adaptações agregando a minha visão pessoal sobre o assunto.
Espero que todas as mulheres que lêem os maravilhosos textos aqui publicados compartilhem estas pérolas da sabedoria com outras pessoas, mulheres ou homens, ganhando assim aquela maravilhosa sensação de bem estar com a vida. Perdoem-me as mulheres, mas o texto está redigido da forma masculina, dirigido aos “homens” como Humanidade, onde vocês mulheres se inserem.
  • Nunca tente ser Esperto. Procure sempre ser Sábio.
  • Respeite os outros mesmo que sejam desrespeitosos com você.
  • Nunca busque publicidade para o que você faz. Se você a merece, a receberá. Do contrário, será criticado. De toda forma, atos meritórios nunca precisam despertar para si a atenção de quem quer que seja.
  • Quando você faz o bem aos outros, na realidade, o benefício é seu. Sua consciência e auto-respeito se sentem recompensados pela oportunidade.
  • Não busque atalhos no que você fizer. Não há êxito sem esforço, nem realizações sem um trabalho árduo.
  • Em tudo o que fizer, tenha em mente que uma Força Superior vê tudo; não existe possibilidade de enganá-la. Quando enganamos os outros, geralmente a Força Superior nos fará perceber que fomos os primeiros enganados.
  • Seja muito ponderado ao julgar os outros.
  • Mais valioso que o amor que recebemos é aquele que damos.
  • Cuide muito bem do tempo. A vida é curta, muito curta. Não preencha seu tempo com futilidade, sentimentos de raiva, perdendo tempo criticando os outros. Saiba equilibrar trabalho com lazer, problemas com soluções, amor com raiva, amigos com família, ficar fora e dentro de casa, críticas com elogios e você começará a perceber que seus dias não foram desperdiçados.
  • Muitas coisas na vida lhe trouxeram mágoas. E ainda muitas trarão. Você encontrará ao seu redor pessoas indiferentes, cruéis, grosseiras, ofensivas, arrogantes, ásperas, destrutivas, insensíveis e rudes. Deixe isso ser um problema delas, não seu. A melhor resposta para reações negativas é não responder. Não reaja. Não sinta raiva; se sentir use o tempo a seu favor. Espere. Deixe a raiva passar e continue a sua vida. Não conceda aos outras a vitória sobre o seu estado emocional.
  • Nenhum grande sábio alcançou sucesso sem algumas falhas no caminho. Não se sinta mal com as falhas. Grandes poetas escreveram maus poemas. Grandes músicos compuseram músicas ruins. Grandes pintores fizeram obras destoantes.
  • Escolha muito bem seus amigos. Amigos precisam ser fortes naquilo que você é fraco. Nenhum de nós possui todas as virtudes. Os amigos precisam possuir pontos de vista diferentes para que, em conjunto, você e eles, produzam melhores resultados.
  • Escute sua voz interior. Crie momentos de silêncio absoluto para a sua alma.
  • Se algo está errado não procure culpados. Procure saber como pode ajudar os outros para evitar os erros.
  • Na atmosfera que existe ao seu redor você é o Sol. Se você quer que os outros sorriam, sorria você primeiro. Se você quer que os outros sejam generosos, seja você o primeiro. Se quiser ser respeitado, respeite primeiro. A vida é um espelho, um grande reflexo do que fazemos.
  • Seja paciente. As pessoas sábias são mais velozes. Espere que os outros te alcancem.
  • Nunca se preocupe quando outras pessoas disserem a você que está sendo “idealista demais”. Só os idealistas conseguem transformar o mundo. E você vai querer viver a vida sem contribuir para o mundo se tornar melhor?
GABRIEL EIGNER
Diretor da ENGENHARIA DAS VENDAS
fonte do texto: PT.CHABAD.ORG
*Imagens retiradas do Google Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!

Plágio é Crime! Proibida a Cópia do Conteúdo desse Blog!!!