terça-feira, 6 de julho de 2010

Solidão – Amiga ou Inimiga?

As pessoas quando não falam sobre o amor, falam sobre a solidão. Como se um fosse oposto ou inimigo do outro! Na verdade, solidão nem sempre tem a ver com estar sozinho, sem alguém para amar. Da mesma forma que amando não significa que não se possa estar só.
Tudo é uma questão de ótica ou do que o momento exige.
Estar só pode ser uma condição necessária para reavaliações, para descobertas ou redescobertas, um momento especial que temos para conversar com o nosso interior. E ele é tão saudável quanto estar vivendo na euforia da paixão ou felicidade. Isolar-se pode ser uma excelente estratégia para redefinir uma conduta, um caminho a ser trilhado. É pedir um tempo ao mundo para assimilar tudo o que nos acontece em volta.
Tenho aprendido ou, pelo menos, analisado sobre a importância dos opostos na vida e no quanto eles favorecem o equilíbrio. Viver sem equilíbrio pode representar viver sem discernimentos. Pode condenar uma pessoa a viver em seu mundo, cercada apenas por seus conceitos, quase sempre extremistas.
Por isso, não pense em solidão como um presídio ou castigo. Encontre nela razões para ser uma pessoa melhor. Use desse tempo para encontrar as suas respostas e a valorizar o que virá pela frente. Não use o passado como apego ao sofrimento, culpando-o por um estado. Sim, solidão é passageira! É um estado passageiro! Com certeza existem pessoas a sua volta e algumas delas têm algo a te dizer e ensinar. Olhe para elas ao invés de se fechar nesse casulo triste. Renasça, transforme-se!
Eu venho insistindo que o sofrimento é tão necessário quanto a felicidade. E não é por masoquismo! É por compreender que é através dele que crescemos de verdade. Somente ele nos faz perceber o valor da felicidade, assim como a escuridão nos faz desejar a luz. E quando desejamos algo, criamos forças para lutar, para seguir destemidamente ao encontro dos nossos objetivos. Você tem escolhas. A vida sempre nos dá escolhas.
Se neste momento você está se sentindo só, olhe a sua volta e verá que há pessoas próximas, prontas para te fazerem feliz! Se você optou por ficar só, aproveite ao máximo o que este momento irá te oferecer. Aprenda mais sobre você, mas sem cobranças ou culpas. A única culpa que você poderá ter é não permitir-se viver. É não permitir que outras pessoas vivam com você! Neste caso, não permitindo, aí sim você estará se condenando a solidão de si mesmo!


Jackie Freitas

“Solidão: um lugar bom de visitar uma vez ou outra, mas ruim de adotar como morada.”
(Josh Billings)

*Imagens retiradas do Google Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!

Plágio é Crime! Proibida a Cópia do Conteúdo desse Blog!!!